Os que me conhecem sabem da minha mania em levar para qualquer viagem que faço meu "diário de bordo", isto é, um registro de acontecimentos, das minhas impressões sobre os lugares que visitei. É a forma que encontrei para imortalizar os momentos vividos, sejam eles agradáveis ou não (se pretendo ser uma pessoa em constante aprendizado, não posso me furtar aos conhecimentos proporcionados por aquilo que não desejo ou acho ruim).
O recente carnaval mereceria algumas palavras por sua singularidade em minha vida. E eu não as deixei de registrar. Todavia, e isto é um fato inusitado, encontrei perdido no calçadão de São Conrado uma folha de papel abandonada, ao que parece, furtada do caderno de alguém, já um tanto pisoteada, com resquícios de água do mar e areia. Analisando seu conteúdo, é óbvio perceber que se trata de uma página de diário, ou de uma daquelas notas que se faz para registrar sentimentos - eu as fazia muito no passado. Hoje, nem tanto.
Ora, tamanha coincidência não poderia ser deixada passar em branco; afinal, sou o único a escrever sobre os dias de viagem, os refúgios de que tanto necessito? A folha perdida, encontrada ao acaso por mim, deu-me uma ideia bastante curiosa: e se eu editasse o relato, ou melhor, se eu misturasse o seu conteúdo com o meu próprio, de modo a fazer deles duas peças que se encaixam? Pensando em questões de estilo de autor, não há muitos problemas, afinal, os relatos não são tão diferentes uns dos outros. O que de fato seria uma questão a se pensar seria a da identidade do autor: analisando alguns aspectos da folha achada, é possível supor de que se trata de uma mulher escrevendo. No entanto, como serei eu o autor da façanha de unir os textos, caberia a mim torná-los uma peça única. Ou não: penso agora que o melhor a fazer é compor os relatos de modo a evidenciar as singularidades de cada um - as quais, imagino eu, irão mostrar o quanto são semelhantes. Há a inda uma outra questão: ao transformá-los em uma coisa só, não estarei deixando de lado seu conteúdo (auto)biográfico, isto é, negando sua validade como algo real? Sim, é evidente, porém tal pergunta já deveria ser colocada antes de escrevermos: qualquer relato já não é uma invenção? Deixo os rodeios e vou-me ao trabalho:
***


Se eu pudesse ir embora e deixar toda a angústia seria quase um abandono de mim mesma. Ou seria como libertar-se de um casulo para se transformar em outro ser, o verdadeiro ser? Não penso em verdades absolutas: o Acacio que sou é um caleidoscópio das coisas que viveu: não há um verdadeiro Acacio por baixo das máscaras sociais que somos obrigados a vestir. Elas sou eu.
O Carnaval, o Rio, os dias quentes ficam para trás do tempo e do espaço. Às vezes a memória me trará os flashes da Lapa e de seus arcos brancos, suas escadarias multicores, de São Conrado, areia calma, forte mar. De sorrisos e do sorriso ingênuo e carinhoso, em barba por fazer. De olhos tristes e do medo de ser eu eu o motivo deles. Às vezes desejarei reviver cada segundo dos dias antes passados; outras quererei esquecê-los, apagá-los. Mas é certo que esses dias já fazem parte do meu relicário de pequenas dores e felicidades.
Os momentos evanescem com o andar do ônibus em direção ao Porto Seguro. Os sentimentos, estes continuam a latejar dentro disso a que chamam alma. Se pudéssemos reter na retina os momentos que nos acham, como fazemos com algumas imagens, talvez poderíamos explicar melhor a nós mesmos o que sentimos.

9 comentários:
um dos seus textos mais bonitos!
Percebemos as diferenças entre os dois eus, mas é muito interessante (tão vez até reconfortante)saber que outras pessoas partilham das mesmas angústias...
Achei o texto e a ideia maravilhosas... no entanto, não gostei do texto introdutório. Pois se um relato é invenção, qual é a necessidade de introduzir (teorizar) isso? O interessante seria fazer o leitor, ao meio da leitura, ter a impressão dessas duas vozes... fazer com que a introdução, que traz o princípio de realidade de seu texto, ser também a invenção...
Saudades...
Acho que a introdução tão declaradamente fidedigna, aliada a um relato tão declaradamente forjado, cria uma tensão e uma ambiguidade interessantes no texto.
Dessa tensão e dessa ambiguidade decorre a possibilidade de a parte introdutória ser uma grande farsa, não havendo, portanto, uma voz de um suposto relato achado por aí mesclado ao relato do Acacio: em vez disso, a voz de uma única pessoa, disfarçada de duas, que são do mesmo Acacio que conta o que viveu e imaginou durante a viagem.
O próprio texto nos convida a questionar a veracidade do relato achado:
"O que de fato seria uma questão a se pensar seria a da identidade do autor".
Outro momento:
"Ora, tamanha coincidência não poderia ser deixada passar em branco; afinal, sou o único a escrever sobre os dias de viagem, os refúgios de que tanto necessito?"
Creio que sim: no texto, o Acacio é o único a escrever sobre os dias de viagem.
Isso faz, segundo minhas impressões, a parte inicial a mais interessante do texto! =)
Abs, Vinícius
Digamos, Vinicius, que sua leitura é no mínimo possível. Alguém que escreveu "O Autor do Conto", conto aliás muito inspirador, não deixaria de fazê-la...
E muito obrigado pelas palavras!!!
Rafa e Vany: obrigado pelos comentários!!! Valeu mesmo!!
o mais genial foi você tornar agradáveis as várias possibilidades de leitura! 'inda mais vindo de alguém tão engajado na bandeira da pluralidade! =)
Parabéns Acacio! Brilhante ideia e excelente o texto! Fiquei pensando que a possibilidade de compartilhamento de discursos muitas vezes esteja destinada a a) serem fatos inusitados, coincidências e, b) se darem através das semelhanças. Penso na quantidade de vezes em que isso acontece sem que nos damos conta.
Quanto ao texto da autora, é muito forte a noção de duplicidade, de sentimentos dúbios. Espero que o fato destas palavras estarem jogadas ao chão seja porque a tal autora tenha feito uma escolha. Independente de qual seja.
Imagina a cena? Algo digno de final de filme... rsrs. A atriz sentada num banco, ar pensativo, escrevendo suas angústias numa folha, olhando para o cenário maravilhoso, as pessoas passando em câmera lenta sem a notar. Mas, algo muda! Um lampejo acontece! A atriz arranca a folha e a deixa cair, se levanta, olha para o infinito e começa a caminhar. Música de triunfo ao fundo. Foco da câmera no horizonte. Sobem as legendas...
Com efeito, Vi. Você tem razão, pois se pensarmos ainda que as fotos - outro princípio de realidade muito forte - foram colocadas na segunda parte, isto é, na metade supostamente dedicada a ficção, aumenta ainda mais a confusão...como um verdadeiro carnaval Tá aí, um texto que queria ter escrito!!!
Parabéns, Acácio.
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